Guerra Fria (1947-1991)
A Guerra Fria ocorreu de 1947 até 1991 entre os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Com a devastação da Europa na Segunda Guerra Mundial, os EUA estavam com medo que a URSS instalasse na Europa, se tornando uma maior potência.
Guerra Fria Clássica (1950-1960)
Os EUA começaram a criar determinados planos e ações que tiveram a reação da URSS, que quis criar planos parecidos com a intenção de ser melhor. Foram eles:
.Doutrina Truman vs Kominform
A Doutrina Truman ocorreu quando o então presidente dos EUA, Harry Truman, disse que era a favor do mundo livre.
O Kominform foi o a criação das paredes de ferro na URSS, onde as fronteiras foram fechadas.
. Plano Marshall vs COMECON
Ambos foram empréstimos dos para a Europa se reconstruir.
.OTAN vs Pacto de Varsóvia
Foram organizações militares pelas duas partes. A OTAN ainda existe e em seu início, era formada pelos EUA e outros países da Europa.
Foi uma guerra que ocorreu entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, que haviam sido separadas na Segunda Guerra Mundial pois a Coreia do Sul era capitalista e a do Norte socialista.
Os EUA e a URSS apoiaram os países, mas como acharam que poderia ter uma guerra nuclear, resolveram não entrar em campo de batalha.
Coexistência Pacífica (1960-1970)
Ocorre em função do medo da guerra nuclear, há a conscientização de que caso ambos países entrassem em guerra todo o mundo seria prejudicado.
Também houve a mudança do governo nos dois países:
URSS: Nikita Krujev, que propôs a paz com os EUA
Então começa uma disputa nos meios científicos.
A URSS saiu na frente, criando o primeiro satélite, denominado Sputinik também fez viagens tripuladas, mandando a cadela Laika e o cosmonauta Yuri Gagárin. Já os EUA mandou os primeiros homens para a Lua.
Começa por conta do crescimento do norte comunista sobre o sul capitalista, então os EUA temem a expansão comunista na Ásia, entrando assim em um confronto com o Vietnã, que causou o uso em grande escala de material bélico, como armas químicas (bomba de Napalm). Os soldados americanos usaram narcóticos em alta escala, causando revoltas nos EUA e no mundo. Começaram a surgir movimentos de paz, como os hippies, que tinham como ideologia a paz e o amor. Ocorreu também um festival de rock conhecido como Woodstock. Os EUA perderam a guerra.
Crise Política nos EUA
Essa crise não é nada mais e nada menos que o efeito da derrota para os vietnamitas. Nessa crise, o povo estava contra o governo norte-americano e depois foi descoberto um escândalo de corrupção, conhecido como Watergate, que causou a renúncia do presidente Richard Nixon, que deixou a população mais revoltada ainda.
O muro de Berlim (1961-1989)
O muro de Berlim foi construído do dia para a noite e separou a Alemanha em ocidental, capitalista e oriental, comunista. A parte oriental não permitia a passagem de ninguém para o outro lado, alegando que precisava de mão de obra para criar uma potência socialista. A queda do muro representou a união do povo alemão, o que culminou com a reunificação das duas Alemanhas anos mais tarde.
Nova Guerra Fria (1980-1991)
Houve uma nova onda de ações diretas dos EUA contra a URSS, além de uma nova corrida armamentista. Os EUA tinham um novo presidente, Ronald Regan, que busca reconquistar o prestígio perante o povo americano. A URSS gasta muito dinheiro com armamentos e começa uma crise econômica na URSS, que causou a mudança no governo, entrando Mickail Gorbachev, que procura uma solução, buscando o fim da corrupção e da crise econômica. Ele criou a Perestroika, que procurava abrir a economia soviética para a iniciativa privada. Além disso instaurou também o Glasnot, que era uma forma de transparecer os gastos do Partido Comunista e assim amenizar a corrupção.
O caso do Afeganistão
A URSS tinha um planejamento de conquistar o Irã, por causa do petróleo, então invadiu o Afeganistão, que tinha um grupo, denominado comunistas ortodoxos e niilistas, que era contrário à Gorbachev. Os EUA forneceu armas e treinamento aos afegãos, que depois do confronto ficaram devastados e então pediram a ajuda estadunidense, que recusou. Então um saudita, chamado de Osama Bin Laden, cria um grupo terrorista, cujo nome era Al-Qaeda, que tinha sequestrado Gorbachev. Então, Boris Yeltsin fez campanha para a libertação do político e recebeu prestígio da população e assumiu o governo da URSS.
Fim da Guerra
As repúblicas soviéticas chegam a um acordo e criam a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e declaram fim da URSS e consequentemente da Guerra Fria.