quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Guerra Fria

Guerra Fria (1947-1991)

 A Guerra Fria ocorreu de 1947 até 1991 entre os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

        

Causas

Com a devastação da Europa na Segunda Guerra Mundial, os EUA estavam com medo que a URSS instalasse na Europa, se tornando uma maior potência.


Guerra Fria Clássica (1950-1960)


Ações e Reações

Os EUA começaram a criar determinados planos e ações que tiveram a reação da URSS, que quis criar planos parecidos com a intenção de ser melhor. Foram eles:
.Doutrina Truman vs Kominform
 A Doutrina Truman ocorreu quando o então presidente dos EUA, Harry Truman, disse que era a favor do mundo livre.

O Kominform foi o a criação das paredes de ferro na URSS, onde as fronteiras foram fechadas.
. Plano Marshall vs COMECON
 Ambos foram empréstimos dos para a Europa se reconstruir.
.OTAN vs Pacto de Varsóvia
 Foram organizações militares pelas duas partes. A OTAN ainda existe e em seu início, era formada pelos EUA e outros países da Europa.


Guerra da Coreia
 Foi uma guerra que ocorreu entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, que haviam sido separadas na Segunda Guerra Mundial pois a Coreia do Sul era capitalista e a do Norte socialista.

Os EUA e a URSS apoiaram os países, mas como acharam que poderia ter uma guerra nuclear, resolveram não entrar em campo de batalha.


Coexistência  Pacífica (1960-1970)

 Ocorre em função do medo da guerra nuclear, há a conscientização de que caso ambos países entrassem em guerra todo o mundo seria prejudicado.

Também houve a mudança do governo nos dois países:
 EUA: Eisenhower
 URSS: Nikita Krujev, que propôs a paz com os EUA
 Então começa uma disputa nos meios científicos.

Corrida Espacial
A URSS saiu na frente, criando o primeiro satélite, denominado Sputinik também fez viagens tripuladas, mandando a cadela Laika e o cosmonauta Yuri Gagárin. Já os EUA mandou os primeiros homens para a Lua.

Guerra do Vietnã
Começa por conta do crescimento do norte comunista sobre o sul capitalista, então os EUA temem a expansão comunista na Ásia, entrando assim em um confronto com o Vietnã, que causou o uso em grande escala de material bélico, como armas químicas (bomba de Napalm). Os soldados americanos usaram narcóticos em alta escala, causando revoltas nos EUA e no mundo. Começaram a surgir movimentos de paz, como os hippies, que tinham como ideologia a paz e o amor. Ocorreu também um festival de rock conhecido como Woodstock. Os EUA perderam a guerra.

Crise Política nos EUA
Essa crise não é nada mais e nada menos que o efeito da derrota para os vietnamitas. Nessa crise, o povo estava contra o governo norte-americano e depois foi descoberto um escândalo de corrupção, conhecido como Watergate, que causou a renúncia do presidente Richard Nixon, que deixou a população mais revoltada ainda.

O muro de Berlim (1961-1989)
O muro de Berlim foi construído do dia para a noite e separou a Alemanha em ocidental, capitalista e oriental, comunista. A parte oriental não permitia a passagem de ninguém para o outro lado, alegando que precisava de mão de obra para criar uma potência socialista. A queda do muro representou a união do povo alemão, o que culminou com a reunificação das duas Alemanhas anos mais tarde.
                                   

Nova Guerra Fria (1980-1991)
Houve uma nova onda de ações diretas dos EUA contra a URSS, além de uma nova corrida armamentista. Os EUA tinham um novo presidente, Ronald Regan, que busca reconquistar o prestígio perante o povo americano. A URSS gasta muito dinheiro com armamentos e começa uma crise econômica na URSS, que causou a mudança no governo, entrando Mickail Gorbachev, que procura uma solução, buscando o fim da corrupção e da crise econômica. Ele criou a Perestroika, que procurava abrir a economia soviética para a iniciativa privada. Além disso instaurou também o Glasnot, que era uma forma de transparecer os gastos do Partido Comunista e assim amenizar a corrupção.

O caso do Afeganistão
A URSS tinha um planejamento de conquistar o Irã, por causa do petróleo, então invadiu o Afeganistão, que tinha um grupo, denominado comunistas ortodoxos e niilistas, que era contrário à Gorbachev. Os EUA forneceu armas e treinamento aos afegãos, que depois do confronto ficaram devastados e então pediram a ajuda estadunidense, que recusou. Então um saudita, chamado de Osama Bin Laden, cria um grupo terrorista, cujo nome era Al-Qaeda, que tinha sequestrado Gorbachev. Então, Boris Yeltsin fez campanha para a libertação do político e recebeu prestígio da população e assumiu o governo da URSS.

Fim da Guerra
As repúblicas soviéticas chegam a um acordo e criam a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e declaram fim da URSS e consequentemente da Guerra Fria.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Cultura havaiana


Cultura havaiana
                                    

Idioma

A língua havaiana não é apenas um idioma, e sim um verdadeiro raciocínio linguístico. Cada palavra é um "cacho" de significados, indicados pelos contextos em que se encaixam. Não existia um profano dissociado do sagrado, ou vice-versa. Um exemplo: em nossa sociedade, ora buscamos dinheiro, ora buscamos Deus, numa proporção cada vez mais descompensada. Os havaianos buscavam os dois o tempo inteiro. "Tudo que eles faziam era com devoção.

Costumes

As atividades do cotidiano (plantar, colher, construir, surfar.), por mais diversas que aparentem ser, são unidas no plano sagrado por "segundas intenções" espirituais que todas as tarefas têm em comum. Elas são a busca de uma energia metafísica que o havaiano chama de "mana". Essa energia, ignorada pelo mundo ocidental, é cultuada pelo mundo oriental na forma de "prana" na Índia, e de "chi" na China. Cada uma dessas três tradições considera essa energia vital, o alimento primordial da alma, que também sustenta o corpo.

Música
ALOHA IKA OI

 A tradição musical havaiana é essencialmente vocal. Instrumentos de percussão musical nunca são tocados sozinhos mas sempre acompanhados de cânticos e dança. O Mele - cântico em poesia era executado em uma variedade de estilos musicais, cada um com uma particularidade. eles eram escolhidos de acordo com a função apropriada para a ocasião. Mele Pule, os cânticos de preces, eram endereçadas aos deuses e aos descendentes de Alli'i. Mele pertencia individualmente a cada um, que o recebia como uma herança passada de geração em gerações na família e seu mele estavam associados ao lugar onde viviam e o lugar a que pertenciam.

Lendas
Antigas lendas havaianas atribuem as explosões dos espetáculos geológicos do vulcão Kilauea à presença de Pele, deusa muito temperamental e habitante do kilauea. Presentes à deusa eram oferecidos nas correntes de lava incandescente. As oferendas eram diversas, carnes, frutas, entre elas, o pequeno ohelo. No choque do rio de lava com o mar, há o confronto de elementos. Na beira da praia, água morna aquecida pelo calor do Kilauea.

Opinião
Achamos o Havaí um lugar excepcionalmente belo, com uma beleza exuberante e cultura ampla e abrangente que representa sua população altamente tradicional. É um lugar bonito, mas pobre, apesar disso, tem uma qualidade de vida sustentável e sua economia é baseada no turismo.

Cultura aborígene e contemporânea da Nova Zelândia

Cultura Mãori

Māoris são os tangata whenua, o povo nativo da Nova Zelândia. Eles chegaram aqui a mais de 1000 anos atrás, vindos de Hawaiki sua terra natal mítica polinésia. Hoje os māoris compõem 14% de nossa população e sua história, língua e tradições são fundamentais para a identidade neo-zelandesa.

Cultura Neo-Zelandesa

Muitos dos costumes e tradições da Nova Zelândia são derivados de seus colonizadores europeus que se misturou com a cultura nativa do local,a Mãori, as artes originárias da Nova Zelândia estão alcançando reconhecimento internacional.

O idioma oficial da Nova Zelândia é o inglês. Apesar de estar presente na parte do oriente do globo é uma população bastante "ocidentalizada" e aberta a respeitar os direitos humanos (foi o primeiro país soberano a dar direito ao voto, em 1893).

A cultura esportiva da Nova Zelândia é diversa,o país tem tradição em esportes individuais como a natação e o surfe, mas a paixão nacional é rugby (Union e Sevens) na qual a seleção é campeã mundial e tem amplo apoio nacional contando com muitos jogadores de origem Mãori.

 

A Nova Zelândia tem uma excelente produção de vinhos respeitada no mundo inteiro. Sua alimentação tradicional é voltada às frutas e alimentos nativos da região e frutos do mar.

Opinião

A cultura Neo-Zelandesa é altamente adaptada ao mundo moderno, mas sem se esquecer ou desrespeitar as tradições e o povo originário da região, algo que deveria se repetir em todos os países do mundo.