quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Cultura aborígene e contemporânea da Nova Zelândia

Cultura Mãori

Māoris são os tangata whenua, o povo nativo da Nova Zelândia. Eles chegaram aqui a mais de 1000 anos atrás, vindos de Hawaiki sua terra natal mítica polinésia. Hoje os māoris compõem 14% de nossa população e sua história, língua e tradições são fundamentais para a identidade neo-zelandesa.

Cultura Neo-Zelandesa

Muitos dos costumes e tradições da Nova Zelândia são derivados de seus colonizadores europeus que se misturou com a cultura nativa do local,a Mãori, as artes originárias da Nova Zelândia estão alcançando reconhecimento internacional.

O idioma oficial da Nova Zelândia é o inglês. Apesar de estar presente na parte do oriente do globo é uma população bastante "ocidentalizada" e aberta a respeitar os direitos humanos (foi o primeiro país soberano a dar direito ao voto, em 1893).

A cultura esportiva da Nova Zelândia é diversa,o país tem tradição em esportes individuais como a natação e o surfe, mas a paixão nacional é rugby (Union e Sevens) na qual a seleção é campeã mundial e tem amplo apoio nacional contando com muitos jogadores de origem Mãori.

 

A Nova Zelândia tem uma excelente produção de vinhos respeitada no mundo inteiro. Sua alimentação tradicional é voltada às frutas e alimentos nativos da região e frutos do mar.

Opinião

A cultura Neo-Zelandesa é altamente adaptada ao mundo moderno, mas sem se esquecer ou desrespeitar as tradições e o povo originário da região, algo que deveria se repetir em todos os países do mundo.