quarta-feira, 13 de maio de 2015

As diferenças econômicas da Europa Oriental e Ocidental

Observando o PIB dos países da Europa Oriental e da Europa Ocidental, podemos concluir que a economia da parte ocidental é mais desenvolvida e diversificada que a parte oriental. Dentre essas diferenças estão as indústrias, a qualidade de vida, o IDH e até o índice de mortalidade infantil e expectativa de vida. Os países mais desenvolvidos são a Alemanha, França e Reino Unido, já os menores são a Albânia, Chipre e Eslovênia.

Podemos afirmar que essa situação se deve pelo contexto histórico-cultural, pois as economias que hoje são as mais desenvolvidas e amplas são as mesmas de muitos anos atrás,com exceção de algumas como Portugal e Espanha.

A economia da Europa Ocidental é muito industrializada e desenvolvida. Destacam-se os setores de aviação, na França (Airbus); de produção automobilística na Itália; no Reino Unido e Alemanha, os setores têxtil, petroquímica, alimentos e de mineração.

A economia da Europa Oriental é baseada na indústria, produção de energia, minerais e o setor agrícola. Muitos estão enfraquecidos pela do comunismo para o capitalismo.

Avião produzido pela AirBus, situada na França.